Inspirado em alguns traços do estilo brutalista, o conceito do projeto foi apresentar um visual de arquitetura inacabada, em seu conceito mais puro, minimalista. O metal,o vidro, e o concreto, são os protagonistas do projeto, em conjunto com cores neutras, tons amadeirados e tons metalizados.

Optou-se por linhas e ângulos retos em toda a volumetria, inclusive cobertura. Na fachada principal, frontal à rua Arthur Botelho, localiza-se a porta de entrada, em vidro, bem como toda essa fachada e parte da fachada frontal à Rua Carlos Pierucetti.

Na fachada principal, foi utilizada uma tela metálica do tipo “colméia”, fixada na alvenaria e espaçada desta em torno de 20cm, virando também para a fachada lateral esquerda, acompanhando o pano envidraçado. Esta tela será o elemento que dará movimento, o que vai moldar a volumetria da edificação.

Além da estética, a tela funcionará como um brise, uma vez que a insolação é oeste na fachada principal – teremos uma fachada ventilada, o que ameniza a temperatura dentro do espaço e reduz o consumo de energia. Nessa proposta também foi considerada a acústica, já que a tela contribui para a redução de ruídos na área interna à edificação.  

A grande parede cega, que é alta em função do pé direito da sala de cinema, e ainda considerando os desníveis, também foi tratada de forma a amenizar o peso da volumetria. Foi utilizado um painel ripado em alumínio, no sentido vertical, fixado diretamente sobre a alvenaria. Esse tratamento se repete também na parede cega da fachada lateral esquerda (a parede do café). 

Já o revestimento externo da parede do corredor de acesso à sala de cinema, é de porcelanato similar ao acabamento de aço cortén. Foi proposto um “falso rasgo”, que receberá iluminação, de forma também a amenizar a forma bruta. O portão de lixo, também ripado e de alumínio, porém no sentido horizontal, também terá uma continuidade, até a platibanda. 

As fachadas secundárias receberão placas cimentícias, paginadas, fixadas aparentemente e diretamente sobre a alvenaria.

Todo esse tratamento foi principalmente baseado na otimização de manutenção – percebam que não utilizamos pintura, o que causa manutenção recorrente. Todas as fachadas recebem tratamento especial, até mesmo o muro de divisa com a Policlínica, onde será plantada hera.

Ficha técnica

Área 828,79

Projeto 2018

Local Centro, Patrocínio/MG